logo


Fonte: G1

Empresa foi criada em 1962, no governo de Luiz Garcia. Emater foi transformada em Emdagro em 1991 por João Alves Filho.
A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) completa, nesta terça-feira (24), 50 anos de sua existência. A empresa foi instituída no ano de 1962, na gestão do então Governador Luiz Garcia, e tinha como objetivo implantar em Sergipe o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), vindo a receber naquela época o nome de Ancar-SE. Sua criação se deu em solenidade realizada no Palácio Olímpio Campos, quando da assinatura do Convênio entre Governo do Estado, a Ancar, Banco do Nordeste do Brasil S/A e a Arquidiocese Metropolitana de Aracaju.

O serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural em Sergipe têm sua origem na Associação Nordestina de Crédito e Extensão Rural de Sergipe – ANCAR-SE, criada em 1962, e transformada na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Sergipe – Emater-SE, em 1976. Por sua vez, a Emater foi transformada em Emdagro em 1991, pelo então governador João Alves Filho e, em 26 de agosto de 2004, já no seu terceiro mandato, a Emdagro foi extinta e em seu lugar foi instalado o Departamento de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Deagro). Entretanto, somente no dia 28 de dezembro de 2008, já no Governo de Marcelo Déda, foi aprovado na Assembléia Legislativa o Projeto de Lei que extinguia as autarquias criadas no governo João Alves retornando, assim, às antigas empresas. Entre elas o Deagro, que voltou a ser empresa (Emdagro), assegurando assim, o emprego e os direitos trabalhistas de mais de mil servidores estaduais.

Emdagro é uma empresa pública estadual vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, dotada de personalidade jurídica de direito privado com patrimônio próprio, autonomia administrativa e financeira, com visão de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e expansão da agropecuária do Estado de Sergipe, atuando nas áreas de Assistência Técnica e Extensão Rural, Pesquisa, Defesa Agropecuária e Ações Fundiárias, para assegurar o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da sociedade.

Com 50 anos de existência, a Emdagro especializou-se nos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural, oferecendo serviços veterinários, agronômicos e sociais; elaboração de planos, programas e projetos de desenvolvimento rural; de vistoria e avaliação de imóveis rurais; de fiscalização da aplicação do crédito rural e perícia técnica; de capacitação de produtores e famílias rurais; de serviços de apoio ao agricultor familiar; de desenvolvimento de programas de fomento; de material propagativo (sementes, mudas, borbulhas); produtos biológicos; de publicações educativas rurais, e; informações agropecuária.

 

Compartilhar:

Posts Relacionados:

  1. 5 dicas para sua empresa crescer com pouco dinheiro

Deixe um comentário

*